SUBSTITUIÇÃO DE IMPLANTE MAMÁRIO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE E AUTOESTIMA FEMININA

Saiba como a Lei nº 14.538/2023 garante o direito à substituição de implante mamário e acompanhamento psicológico para mulheres que passaram por mastectomia ou cirurgia plástica reconstrutiva. Descubra como esse procedimento pode melhorar a saúde física e psicológica, além de equilibrar a simetria das mamas.



A Lei nº 14.538, de 31 de março de 2023, assegura às pacientes o direito à troca da prótese sempre que ocorrerem problemas relacionados a ela. 

Essa lei tem como objetivo garantir os direitos das mulheres que sofreram mutilação total ou parcial de mama decorrente de técnicas de tratamento de câncer, como a mastectomia, e que optaram pela cirurgia plástica reconstrutiva com implante mamário. 

A substituição da prótese utilizada nesses procedimentos pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica das mulheres, melhorando a aparência da mama e, consequentemente, sua autoestima e confiança em si mesmas. 

Após a cirurgia, podem surgir riscos como a rejeição do implante, infecções ou deformidades na mama. Nesses casos, a troca da prótese é necessária para evitar problemas de saúde e melhorar a aparência da mama.

Além disso, a simetrização da mama contralateral é outra técnica importante relacionada à cirurgia plástica reconstrutiva, utilizada para equilibrar as mamas em termos de tamanho, forma e posição.

Estudos mostram que a cirurgia plástica reconstrutiva pode melhorar a qualidade de vida, a autoestima e a imagem corporal das mulheres que passaram por uma mastectomia. 

A lei garante às pacientes acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado em todas as fases do tratamento. 

De acordo com a lei, as operadoras de planos de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) devem cobrir a substituição do implante mamário sempre que houver indicação médica, no prazo de 30 dias após a solicitação. 

A lei entrará em vigor após decorridos 90 dias de sua publicação oficial, que ocorreu em 3 de abril de 2023, portanto, em 2 de julho de 2023.





Home

SOSVIDA

Quem somos Notícias Quem somos O Movimento SOS Vida é uma organização sem fins lucrativos que defende a vida...